Menu

Psicologia

  Oferecemos atendimento a pacientes com necessidades especiais e a comunidade.
  Na clínica as pessoas com necessidades especiais, realizam:

  • Avaliação a pacientes externos no setor de psicologia:
    Um dos nossos serviços é a avaliação de pacientes externos no setor de psicologia, com o objetivo de buscar um conhecimento global da pessoa com necessidades especiais quanto a questões emocionais, relação familiar, entre outros aspectos, oferecendo subsídios que possam auxiliar a conduta dos demais clínicos, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.
  • Avaliação multidisciplinar integrada:
    Recebemos, na Quero Quero pacientes externos para avaliação em equipe multidisciplinar e posterior orientação de instituições e/ou profissionais que venham a oferecer atendimento ao paciente. Nesta avaliação, o paciente pode solicitar o parecer de todos os setores, assim como requerer a avaliação de algumas áreas.
  • Atendimento em ludoterapia:
    Oferecemos atendimento em ludoterapia para crianças com necessidades especiais físicas e/ou mental. A utilização de jogos e brinquedos como técnica terapêutica ajuda a criança a desenvolver condições para expressar e manifestar conteúdos de seu mundo interno, facilitando a relação terapeuta x paciente. Através disso, o relacionamento da criança com o meio (pais, colegas, professores...) vai sendo mais facilmente expandido.
  • Atendimento em psicoterapia de jovens e adultos:
    Atendemos jovens e adultos com deficiência física e/ou mental. Dependendo das condições e necessidades do paciente, a psicoterapia pode determinar sua proposta de atuação. Podem ser trabalhadas as dificuldades diante da deficiência; auxiliar a significação e/ou utilização da comunicação alternativa pra expressar seu mundo interno nas relações com o meio; buscar auto-conhecimento, auxiliando a perceber e manejar as emoções, etc...
  • Orientação de pais de pacientes em terapia no setor:
    Oferecemos orientação aos pais dos pacientes atendidos no setor sempre que necessário para o bom desenvolvimento do processo terapêutico. O setor de psicologia da Quero Quero mantém permanentemente um espaço aberto para receber e orientar pais e familiares, pois entendemos que seja através deste contado que se promova maior integração e desenvolvimento do paciente.
    Trabalhamos as inter-relações familiares e suas consequências, buscando promover a integração, inclusão e a conscientização do ser diferente no mundo. discutimos as necessidades básicas do filho com necessidades especiais: educação, sexualidade, sociabilização, etc..., além das condutas a serem tomadas em casos de tratamentos que necessitem cuidados especiais.
  • Atendimento ao "Grupo de Pais, Familiares e Cuidadores":
    O setor de psicologia da Quero Quero coordena um grupo de atendimento aos pais, familiares e cuidadores de alunos/pacientes com deficiência. O serviço é oferecido a todos que estejam vinculados ao aluno/paciente da instituição, estando também aberto a familiares externos á instituição.

    "Os encontros acontecem mensalmente e tem o objetivo de discutir questões sugeridas pelos integrantes do grupo. Há também possibilidade de solicitar profissionais de outras áreas de interesse para participação e esclarecimentos de temas de interesse."

  • Orientação e intervenção na equipe clínica multidisciplinar:
    Orientamos a equipe clínica em relação a condutas, procedimentos e entraves na comunicação clínica-pais e/ou paciente. Da mesma forma, quando a equipe avalia conjuntamente a necessidade, intervimos junto aos pais e/ou paciente, buscando auxiliar o andamento das terapias de forma integrada.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário