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Perfil Institucional

  A Associação Educacional Quero Quero atende a crianças, jovens e adultos que apresentam quadros congênitos ou adquiridos de deficiência ou distúrbio neuromotor, associado ou não a visão subnormal, perda auditiva ou deficiência mental (leve a moderada).
  O atendimento clínico e pedagógico não discrimina grau de comprometimento neuromotor. Na área clínica, atendem-se crianças a partir dos primeiros meses de vida; na área pedagógica, o atendimento inicia-se a partir dos 3 anos de idade, nos fundamentamos em determinados valores e crenças partilhados pelos profissionais e funcionários de instituição:
  

  •   Acreditamos no potencial de todas as pessoas para o desenvolvimento e aprendizagem, a despeito das limitações impostas pela deficiência motora.
  • Consideramos que temos um papel a cumprir no sentido de auxiliar nossos alunos/clientes a viver de forma plena, com o máximo de autonomia possível.
  • Valorizamos o direito à educação e consideramos a escola como espaço privilegiado para a aprendizagem e a interação social, justamente por oferecer um trabalho especialmente dirigido e supervisionado por um educador qualificado.
  • Temos a atuação de uma equipe interdisciplinar, com o objetivo de integrar o portador de distúrbios neuromotores na comunidade. Profissionais de áreas distintas do conhecimento trocam informações e decidem as prioridades em equipe, garantindo trabalhar o indivíduo como um todo.
  •  Entendemos que os sistemas semióticos, entre eles o desenho, os sistemas de comunicação pictográfica e gestual e, principalmente, a linguagem verbal e escrita tem importância ímpar para significar o mundo. Sem um sistema de linguagem, a aprendizagem não tem como acontecer.
  • Fundamentamo-nos na concepção de que a aprendizagem  favorece o desenvolvimento e que o homem se constitui na interação com o outro. Ele se apropria da herança cultural historicamente construída, portanto nossos alunos/clientes não podem ficar isolados da comunidade da qual fazem parte.
  • Percebemos a família como elemento chave do processo de habilitação, mantendo um espaço aberto para orientações e discussões sobre o aluno/cliente.
  •  Afirmamos a importância do registro e documentos sistemáticos e contínuos dos processos clínicos e pedagógicos. Com um trabalho criterioso de pesquisa/ação, é possível criar parâmetros para avaliar a evolução do indivíduo e melhorar o planejamento e a programação na instituição. 

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