Menu

Atendimento Escolar

  O setor pedagógico não discrimina grau de comprometimento neuromotor, iniciando os atendimentos a partir de 3 anos de idade. A pedagogia tem como iniciativa encaminhar, sempre que possível, o aluno com deficiência neuromotora para a rede comum de ensino realizando contato frequentes com a escola para orientações e acompanhamento, fazendo o processo de inclusão satisfatório.
  Acreditamos no potencial de todas as pessoas para o desenvolvimento e aprendizagem a respeito das limitações impostas pela deficiência;
  Valorizamos o direito a educação e entendemos que o desenho, os sistemas de comunicação pictográfica e gestual, assim como a linguagem verbal, oral e escrita tem importância ímpar para significar o mundo;
  Buscamos maneiras de elaborar um conteúdo curricular significativo para cada aluno, assim como propiciar trabalho pedagógico com linguagem não verbais;
  Concebemos ao aluno ser o  sujeito de seu próprio processo de aprendizagem, capaz de construir hipóteses e refletir sobre o mundo que o rodeia.

  •  Estimulação Sensorial
  • Educação Infantil
  • Pré Alfabetização
  • Alfabetização
  • Sistema de Avaliação
  • Rotina escolar e Orientações aos Pais


    Estimulação Sensorial

  Estimulação de habilidades básicas motoras, visuais e auditivas, através da fala, música, de forma lúdica visando maior interação da criança no grupo e com o grupo. Desenvolvida através de atividades tátil, visual, olfativa e auditiva com objetivo de melhorar aspectos perceptuais importantes para o processo de aprendizagem.


    Educação Infantil

 
A partir de atividades sensório motoras proporciona vivencia de situações que permitem a aquisição de conceitos fundamentais para o desenvolvimento  psicomotor e social.
  Com esses conhecimentos adquiridos nessas vivencias, a criança encontra-se em condições de entender que o mundo pode ser representado por meio da palavra, do desenho, da escrita.


     Pré Alfabetização


  Enfatizar-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a preparação para a leitura e escrita. Com jogos, passeios, pesquisas realizadas pela criança e outras atividades, busca-se permitir-lhes perceber a função e importância sociais do sistema de representação escrita. Nesse programa curricular, trata-se fundamentalmente, de desenvolver funções básicas á partir do nível em que esta criança se encontra, para que, ao impresso no sistema escolar propriamente dito, esteja em condições físicas, sociais, psíquicas e cognitivas, de enfrentar adequadamente aquela situação e sua exigências.


    Alfabetização

 
Compreende as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais, visando-se ao desenvolvimento do raciocínio lógico, ao domínio da língua, na leitura e na escrita, e á aquisição de conhecimentos gerais. Para isso, utiliza-se métodos variados, em função das características de cada criança, sempre complementados com recursos didáticos já disponíveis no mercado ou elaborado pela equipe da Quero Quero.
  Prioriza-se a alfabetização, na perspectiva de aquisição de sistemas de representação (escrita, numeração, gráficos, mapas, desenhos, etc). Já que ele facilita a comunicação do aluno com distúrbios neuromotores, permite o acesso a novos conhecimentos, proporciona alternativas de lazer, prepara a profissionalização e facilita o uso de modernos equipamentos (computadores, acionadores, board makers, sintetizadores, etc). Enfim, proporcionar ao aluno condições de participar de uma comunidade onde são constantes as exigências de leitura/escrita.


    Sistema de Avaliação

  A criança que chega ao setor pedagógico é avaliada quanto aos aspectos neuromotores e repertório acadêmico. Após esta avaliação, a equipe elabora um programa global de atendimento a esta criança para o setor, São realizadas avaliações semestrais de cada aluno para analisar seu rendimento e adequar, se necessário, o seu programa elaborado.


     Rotina

  As crianças permanecem em dois períodos na escola: manhã 8h ás 12hs - tarde 13hs ás 17hs.
  Neste período, participam das atividades escolares, terapêuticas e dos programas especiais, além das atividades de rotina: Lanche, Higiene, Almoço e Descanso.


    Orientação aos Pais

  Visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido na escola, os pais são orientados quanto a conduta mais adequada com o seu filho em relação á aprendizagem, transportando os conhecimentos adquiridos para o dia a dia da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário